Seminário Selo Serra Sustentável mobilizou empreendedores de toda Serra Catarinense

24 de agosto de 2024

Com participação de cerca de 120 pessoas, o 1° Seminário Selo Serra Catarinense Sustentável realizado na tarde dessa terça-feira (06), no Centroserra Convention Center, debateu a importância de ações mais sustentáveis e responsáveis, tanto no poder público quanto privado. O evento mobilizou especialmente, empreendedores do turismo dos 18 municípios da Serra Catarinense.

“Este seminário marca o avanço do Selo Verde para o Selo Bronze. Empreendedores que aceitaram a nova consultoria do Sebrae e assumiram o compromisso de aprimorar seus processos de sustentabilidade receberão o Selo Bronze e passam a ser reconhecidos como equipamentos diferenciados pelos turistas”, citou a secretária executiva do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), Ana Vieira.

Realizado no formato híbrido, o Seminário registrou a presença de 85 pessoas que assistiram as palestras e tiraram dúvidas. Pela transmissão pelo canal da Amures no YouTube, mais de 30 pessoas participaram e puderam interagir com os palestrantes.


O diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, abriu a série de palestra ao discorrer sobre o Pilar Ambiental do Programa. Ele usou como exemplo o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cisama, com ênfase para as Centrais de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O arquiteto Fabiano Teixeira, abordou o Pilar Sociocultural, discorrendo sobre o patrimônio material e cultural relacionado a arquitetura rural e urbana dos séculos XVIII e XIX.



A empresária e especialista em finanças e gestão, Jéssica Trindade, palestrou sobre a temática Pilar Econômico, com destaque para finanças comunitárias, economia circular, empreendedorismo verde e dentre outros tópicos, espaços e iniciativas colaborativas. No fechamento do seminário, Ná Menegari, especialista em marketing turístico, fez provocações ao público sobre Produto Turístico. Ela falou sobre componentes tangíveis, como montanha ou museu e também intangíveis, como a hospitalidade das pessoas e a qualidade de atenção.

O Seminário Selo Serra Catarinense Sustentável atingiu seus objetivos e teve como realizadores o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Ministério do Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra).


Texto e fotos: Onéris Lopes

27 de abril de 2025
Em funcionamento desde junho, quando o Instituto de Meio Ambiente – IMA liberou a Licença Ambiental de Operação (LAO), a usina de pavimentação asfáltica que tem gestão associada dos municípios da Amures, opera em plena capacidade para servir os municípios da Serra Catarinense.
23 de janeiro de 2025
O Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense CISAMA apresenta aos médicos veterinários da região da Amures o novo projeto em parceria com o Laboratório de Patologia da Udesc-CAV para a realização de Diagnóstico post-mortem e controle de doenças zoonóticas, transmissíveis e maus-tratos em animais na região da AMURES.
23 de janeiro de 2025
Após execução do projeto piloto, a usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) produziu massa asfáltica para pavimentação da Rua José Maria de Freitas e a travessia com a Rua Sérgio Antunes de Oliveira, no bairro Novo Milênio. A obra foi executada nesta terça-feira (20), em conjunto com a Secretaria de Obras de Lages.
12 de agosto de 2024
Um projeto piloto de pavimentação com produção da usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, foi executado na manhã dessa terça-feira (07), numa das quadras da rua Pará, bairro Sagrado Coração de Jesus.